quarta-feira, 11 de abril de 2012

Pterodroma madeira

Classificação
Nome científico: Pterodroma madeira
Nome comum: Freira-da-madeira 
Reino: Animalia
Classe: Aves
Filo: Chordata
Ordem: Procellariiformes
Família: Procellariidae
Género: Pterodroma
Espécie: P. madeira





Características morfológicas/ Comportamento
É uma ave que pode atingir os 32 cm. As suas asas são entre os 241 mm  e os 254 mm enquanto que o seu bico está entre os 22 mm e os 26 mm. A parte superior do corpo é escura e a zona inferior do corpo, branca. O seu bico é preto tal como a área ao redor dos olhos da ave.
Normalmente vive até aos 15 anos de anos, tornando-se reprodutiva apenas aos 6 anos. O peso de uma ave deste género varia entre os 175 gramas e os 231 gramas.
Não existem estruturas internas ou externas de dimorfismo sexual. Distingue-se das outras aves pela forma como voa, fazendo um V distinto.
Esta é uma espécie endémica da Ilha da Madeira.
Quanto ao seu comportamento, a Freira da madeira passa grande parte do seu tempo no mar, vindo a terra apenas para preparar o ninho e para reproduzir, tal ocorre entre os meses de Abril e Setembro. Escava os seus ninhos no solo, em locais onde o coberto vegetal se encontra em bom estado de conservação, pondo um único ovo que é chocado alternadamente pela fêmea e pelo macho. O facto de o ninho estar a uma profundidade tão pequena torna a cria vulnerável aos predadores, como por exemplo os animais domésticos que são abandonados pelo Homem, tendo sido este uma das causas para a sua quase extinção.      
Durante a noite, as pessoas são surpreendidas pelos seus chamamentos que se assemelham a uivos.


Reprodução
A razão pela qual esta espécie se chama ”Freira” é devido a chamamentos semelhantes a “uivos” que ocorrem na época de reprodução. Durante muitos anos, foram interpretados pela população do Curral das Freiras como sendo as almas penadas das freiras que antigamente se refugiavam, naquele local, dos ataques piratas à ilha.
À pouco tempo a população de Freiras estava estimada em 30 casais reprodutores, no entanto, durante os últimos anos foram encontradas novas áreas de nidificação aumentando assim o efetivo populacional para cerca de 85 casais reprodutores.
A partir do mês de Abril, a Freira da Madeira inicia visitas às suas áreas de nidificação, situadas nas zonas mais montanhosas da ilha, com o objetivo de começar mais uma época de reprodução.



Habitat /Distribuição geográfica
A Freira da Madeira é a ave marinha mais ameaçada da Europa, sendo endémica da Madeira, e nidificando apenas em pequenos patamares inacessíveis, também conhecidos por mangas, situados acima dos 1.600 metros de altitude no Maciço Montanhoso Central, entre o Pico do Areeiro e o Pico Ruivo.
Devido a terem ocorrido incêndios neste local o Parque Natural da Madeira concluiu a intervenção ao habitat de nidificação da freira da Madeira.
Esses mesmos incêndios acabaram por provocar não só a morte de muitos juvenis nascidos, como também provocou uma enorme devastação de todo o habitat, destruindo ninhos e eliminando a vegetação que suportava o solo nestas vertentes.



Principais ameaças
A principal ameaça a esta espécie deve-se, principalmente, à predação de ovos e juvenis por parte de ratos e gatos, nomeadamente à ratazana preta (Rattus rattus) e ao gato asselvajado (Felis catus); também se deve  à degradação do habitat de nidificação por herbívoros (cabras, ovelhas e coelhos) e a captura por parte dos humanos.
No mar, a pesca comercial tem degradado os stocks de peixe e causado a morte de aves marinhas através de inúmeras capturas acidentais, por outro lado em terra, a introdução de espécies invasoras tem dizimado imensas colónias reprodutoras.

  
Estatuto de conservação/ Medidas implementadas
Esta ave marinha está ameaçada de extinção à escala mundial.
A sua sobrevivência depende de medidas vitais de conservação e está classificada, segundo a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), como espécie “Ameaçada em Perigo Critico”.
Toda a sua área de nidificação está classificada como Zona Especial de Conservação, integrando a Rede Natura 2000 e o Parque Natural da Madeira, existindo um Plano de Ordenamento e Gestão em vigor para a área.
No início dos anos 90, foi criada uma área livre de predadores, nomeadamente ratos e gatos, em redor das suas áreas de nidificação, que foi reforçada em 2001, ao abrigo de um projeto LIFE, e que tem sido mantida até aos dias de hoje. Foram criadas também condições para a recuperação da área de nidificação da Freira da Madeira, através da retirada total do gado aí existente.



Algumas medidas importantes para a conservação desta espécie:

Projeto LIFE Natureza para conservação da Freira da Madeira e recuperação do seu habitat
A Floresta Laurissilva e o Maciço Montanhoso Oriental da Ilha da Madeira constituem dois dos mais importantes habitats terrestres da Macaronésia (região biogeográfica que inclui os arquipélagos da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde. Nestes habitats, reconhecidos a nível europeu como Zonas de Proteção Especial, podemos encontrar um número elevado de animais e plantas únicos, dos quais muitos têm estatuto de conservação desfavorável, como é o caso da Freira da Madeira.
Entre 2001 e 2006, a Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através do Serviço do Parque Natural da Madeira, desenvolveu um projeto, denominado "Conservação da Freira da Madeira através da recuperação do seu habitat". Este teve como principal objetivo a recuperação de todo o habitat de nidificação da Freira da Madeira, promovendo as condições para que o Maciço Montanhoso Oriental funcionasse em bom estado de conservação.
Para a concretização deste objetivo global, eram esperados resultados: 

Ø  Recuperação da vegetação de altitude;
Ø  Aumento do efetivo populacional da Freira da Madeira;
Ø  Criação de um forte apoio do público na preservação da área;
Ø  Implementação duma gestão eficiente da área.


Recuperação da vegetação de altitude
Ø  Aquisição do Montado do Areeiro;
Ø  Remoção do gado doméstico da área do projeto;
Ø  Monitorização da população dos coelhos;
Ø  Minimização do impacto dos visitantes no coberto vegetal;
Ø  Estabelecimento de uma linha base de monitorização da reação da vegetação (incluindo as espécies vegetais endémicas) às medidas de ação tomadas;
Ø  Estabelecimento de uma linha base de monitorização da resposta de grupos de fauna (nomeadamente aves e insetos) às medidas de ação tomadas.


Aumento dos efetivos populacionais da Freira da Madeira
Ø  Controlo das populações de predadores, nomeadamente ratos e gatos;
Ø  Aumento do nível de conhecimento sobre a dinâmica e o impacto de plantas exóticas no ecossistema de altitude e estabelecimento de métodos de controlo;
Ø  Aumento do nível de conhecimentos sobre a Freira da Madeira, permitindo melhorar futuras ações de conservação na área;
Ø  Remoção de plantas invasoras como a giesta Cytisus scoparius dos locais existentes e potenciais de nidificação de P. madeira, evitando o seu previsível impacto negativo.

A protecção que está a ser feita à Freira da Madeira foi elogiada pela revista científica Bird Conservation Internacional (Conservação Internacional de Aves), através de um artigo, que se debruçava sobre as aves ameaçadas de extinção. O mesmo apontava as aves marinhas como as mais vulneráveis, existindo mesmo risco de algumas poderem extinguir-se caso não sejam tomadas medidas importantes. Foi neste aspecto, que o trabalho que está a ser desenvolvido pelo Parque Natural da Madeira na defesa da 'freira' foi apontado como exemplo.
"[Existem prioridades] como a que já está a ser implementada com muito êxito, nomeadamente na Madeira, que passam por evitar que os ninhos sejam atacados por mamíferos, ratos, ratazanas, coelhos ou cabras", disse o coordenador do Programa Marinho Europeu da 'BirdLife International', Iván Ramirez.
Uma forma de divulgação desta espécie,  foi a criação, no dia 26 de março de 2012, do Centro da Freira da Madeira.
O Centro da Freira da Madeira é um espaço que surge enquadrado com a estratégia do Governo Regional, através da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, de aproveitar o potencial económico subjacente à existência na Região de um valioso e único património natural.
Neste centro, está disponível informação sobre a espécie Freira da Madeira, bem como sobre o seu habitat, através de uma exposição permanente, dinâmica e interativa, composta por diversos posters temático-cronológicos que ilustram o ciclo de vida da Freira-da-Madeira e todo o esforço desenvolvido pelo Governo Regional da Madeira na conservação da biodiversidade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário